Curitiba / Paraná
(41) 99569.5785
contato@capelaniabrasil.com.br

O coração de um servo

Agende para sua igreja!

Plano de leitura para 3 dias 

Primeiro Dia

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. Filipenses 2:5-7

Para cumprir sua missão, você precisa reconhecer o seu chamado, e isso requer ajustes. Vamos ver no nosso estudo de hoje estes dois pontos importantes: Reconhecer nosso lugar na missão e estar abertos para mudanças e ajustes.

Quando falamos de entender nosso papel na missão, estamos tratando de algo fundamental, veja o que o versículo em destaque nos diz “embora sendo Deus, não se apegou a isso”, ou seja, não é uma questão de cargo, de posição ou de poder; estamos falando de fazer o que precisa ser feito e da humildade para colocar-se na execução do processo.

O segundo ponto é de estar aberto para as mudanças que este processo vai provocar em nossa vida, veja que o próprio Cristo reconheceu que não deveria fazer uso dos seus privilégios de Deus filho; pelo contrário “esvaziou-se de si mesmo”, tomou forma humana, passou por todas a etapas da vida e seguiu a risca a missão que o Pai lhe concedeu.

Neste plano de leitura, vamos aprender lições práticas de como ter um coração de servo; ao olhar para Jesus, nesta breve introdução, já podemos aprender sobre o verdadeiro comportamento de um servo, que todos temos uma missão e que não precisamos viver cercado pelas vaidades de ser ou ter aquilo que foge da vontade de Deus para sua vida. Por fim entendemos que Jesus esvaziou-se de si mesmo para cumprir o que lhe foi dado fazer; entenda que as mudanças da sua vida e ajustes da sua caminhada, são para corrigir o curso do seu propósito.

Desafio – Como você se sente hoje referente ao seu chamado?

  • Você reconhece seu lugar no reino de Deus?
  • Está aberto aos ajustes e mudanças que são necessários?

Oração

Senhor, sei que estou no processo e preciso entender que é apenas um tempo de ajuste, me ajude a vencer este momento e acima de tudo abra os meus olhos para reconhecer a minha missão e o seu propósito para minha vida.

Segundo Dia

E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Filipenses 2:8

Para cumprir sua missão, você precisa de submissão e obediência; no estudo de hoje vamos tratar deste dois pontos, que são fundamentais para sua caminhada no reino de Deus.

Quando tratamos de submissão, vemos o exemplo de Jesus “humilhou-se a si mesmo…” Cristo sabia do alto preço que ia pagar e a sua submissão foi importante para que o plano de Deus fosse executado, plano de resgatar a humanidade, de trazer salvação aos perdidos e liberdade aos cativos. Estar sobre a mesma missão que alguém, humanamente falando, nem sempre é fácil, pois reclamamos das tarefas que temos que fazer, da sobrecarga e até da ingratidão. Cristo olhou para sua missão e entendeu o desejo do Pai e foi até o fim.

Neste processo a obediência é essencial, e foi assim que Jesus agiu “foi obediente até à morte, e morte de cruz”. Se olhamos para os nossos desafios e as nossas dores, pedimos alívio imediato e questionamos por que estamos passando por isso? Jesus tinha todo o direito de fazer isso e não o fez; talvez no seu pior momento de dor Ele pediu Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. Será que temos essa humildade de reconhecer a vontade de Deus? Fico admirado com a postura de Cristo, mesmo diante do sofrimento e da pressão popular, Ele seguiu em frente para cumprir os desígnios do Senhor.

Desafio – Você tem facilidade de lidar com a submissão?

  • Se Deus te envia para uma missão, você vai até o fim?
  • Nas sua caminhada, você tem sido obediente?

Oração

Senhor, olha pra mim e me ajuda a ser alguém submisso ao teu querer, não desejo viver sobre a pressão deste mundo mal e tão pouco ceder as tentações que me rondam; no meu coração desejo se obediente ao teu chamado, mas na prática tenho vivido o oposto disso, ou seja, sei o que é certo e vivo fazendo o errado. Me ajuda Senhor! 

Terceiro Dia

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Filipenses 2:9-11

Para cumprir sua missão, você precisa dar frutos; neste nosso plano de leitura, observamos a jornada de Cristo para chegar até este ponto, as dores, humilhações e sofrimentos. O texto em destaque nos diz “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome…” O Senhor reconheceu o sacrifício e o esforço do seu filho e o exaltou.

Jesus está todos os dias colhendo frutos da sua obediência, quando olhamos para essa declaração de Deus “todo joelho se dobrará… e toda língua confessará…” vemos a importância de saber esperar o momento =certo para a colheita.

A missão não pode ser um peso na sua vida, se assim o for, você vai passar seus dias reclamando e pedindo que o processo acabe logo, colocando em risco a safra e os frutos que vem pela frente. Jesus olhou para cruz e viu nela o cumprimento da promessa de Deus, não apenas um símbolo de dor, de morte, mas sim de salvação e redenção da humanidade; que depois da cruz haveria uma colheita que perduraria até a eternidade.

Que o nosso coração de servo nos leve a viver em humildade, servindo o reino em amor, até que ELE venha.

Desafio – Você consegue enxergar além das dores e sofrimento?

  • Você consegue ver a colheita além da cruz?
  • Suas dores e sofrimentos momentâneos estão produzindo frutos?
  • Sua fidelidade é capaz de suportar tempos de lutas?

Oração

Senhor, reconheço que hoje estou sem forças até para orar e o meu desejo é que o Espírito do Senhor interceda por mim com gemidos inexprimíveis. Não quero viver assim e preciso melhorar sei que dias melhores virão e nisto tenho posto a minha esperança. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *