Plano de leitura para 3 dias
Primeiro Dia
Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão. Provérbios 17:17
Um amigo verdadeiro é aquele que está ao seu lado em todo tempo, nos dias bons, que vão criar memórias afetivas, mas também está ao seu lado nos dias ruins, e vale ressaltar, estes são os dias que mais precisamos de apoio.
Interessante que o texto compara este amigo com alguém de casa, com um irmão, ou seja, ele é mais que um simples amigo; no tempo de angústia nasce uma irmão, isso significa que quem te ama de verdade não te abandona nas crises.
Muitas famílias neste exato momento passam por conflitos; o orgulho, a ganância e a vaidade, fazem os de casa se tornarem estranhos, onde a discórdia e o abando reinam. Lamentamos que este verdadeiro amigo, que na angústia se faz um irmão, nem sempre é alguém de casa; ter um pai amigo, uma mãe amiga e irmãos companheiros para todo tempo, é algo que devemos cultivar.
A verdadeira amizade ultrapassa as fronteiras do medo, da vergonha, dos traumas e só podemos demostrar o amor que recebemos, se de fato você se sente amado por Cristo, que chegou na sua vida, rompeu todos os obstáculos e derramou sobre ti o sangue capaz de apagar nossa dívidas; aceite este amigo na sua vida e aprenda ser um bom amigo para o seu próximo.
Desafio -Como você pode ser um bom amigo hoje?
– Melhorando meu relacionamento com a minha família
– Anunciando Jesus aos meus amigos que vivem longe do Senhor
– Revendo minhas ações egoístas que estão me isolando das pessoas
Oração
Senhor, me ajuda a ser hoje uma pessoa melhor que ontem, me perdoa por viver muitas vezes
de forma egoísta e oportunista, desejo ser um bom amigo e cuidar das pessoas que estão a
minha volta e não apenas usa-las para satisfazer minhas vontades.
Segundo Dia
Então todos o abandonaram e fugiram. Marcos 14:50
Talvez o sentimento mais duro de lidar com ele é o de abandono, quando depositamos esperança de que pessoas importantes que andam ao nosso lado todos os dias, vão lutar até o fim conosco; no entanto não é sempre assim, no texto de Marcos 14 vemos o próprio Cristo sendo abandonado por seus seguidores; o que fez com que eles mudassem de atitude a ponto de fugir?
A vida nos leva por caminhos estranhos, de escolhas que nos afastam de Deus e de pessoas que amamos, e muitas vezes agimos como oportunistas, que se achegam a Cristo quando precisamos Dele, não por arrependimento da vida que levamos, mais sim por uma vergonha momentânea que não gera transformação.
Para lutar contra os sentimentos de abandono, precisamos diariamente cultivar boas amizades e agir sempre com sinceridade; se refletirmos no texto acima, vamos perceber que o distanciamento e abandono por parte de algumas pessoas da nossa vida, as vezes são consequências de uma perseguição, por medo e até conflitos.
Jesus corrigiu o curso e transformou aquele momento de abandono em uma possibilidade de reencontro, foi atrás dos seus amigos, conversou com eles, houve perdão e por fim deixou a mesma missão para eles ” Vão e façam amigos” não fiquem sozinhos e não se sintam abandonados.
Desafio – Como lidar com o sentimento de abandono no dia de hoje?
– Procurar alguém que eu deixei para trás, promovendo o perdão
– Entender quem eu sou em Cristo Jesus e que sou amado(a) por Ele
– Tirar um tempo para refletir, por que as pessoas estão saindo da minha vida?
Oração
Senhor, tenho constantemente sentimentos de abandono, como se tudo ao meu redor esteve em ruínas
por favor me ajuda neste dia a ver o lado bom da vida e reconstruir amizades perdidas,
traga de volta pessoas que perdi, talvez eu tenha abandonado muitas pessoas e hoje eu é que me sinto só.
Terceiro Dia
Os meus parentes me abandonaram e os meus amigos esqueceram-se de mim. Jó 19:14
Estamos falando sobre os sentimentos de abandono, da dor que isso causa, de quando nos sentimos sozinhos e sem a quem recorrer. No texto acima vemos um desabafo de Jó, que passava por dias terríveis e esperava receber ajuda dos parentes e amigos; no entanto todos viram as costas pra ele.
Neste ponto é importante falar que mesmo diante do seu pior dia, de uma dor enorme e um sentimento de abandono; isso não pode mudar quem você é, seu caráter e especialmente sua fé. Lembre-se, estes dias ruins vão passar e a esperança vai renascer; pode ser que este vendaval a sua volta traga momento de insegurança e medo, no entanto ele também pode promover uma limpeza e tirar da sua vida pessoas que só usavam você.
Algumas perdas vão doer, vamos lamentar quando a poeira baixar, mas só lá na frente vamos entender que foi um livramento e não uma perda.
A pior escravidão não consiste em estar em um determinado lugar, mas sim ser livre e não saber para onde ir. Muitas pessoas são dependentes emocionalmente de outra pessoa, mas mesmo estando ao ledo dela, alimenta o terrível sentimento de abandono e solidão.
Desafio – Como posso ser curado(a) do sentimento de abandono?
– Reconhecendo que preciso avaliar melhor minhas amizades
– Aceitando com maturidade algumas perdas e seguindo a vida
– Aprendendo a colocar limites e não aceitar a escravidão emocional
Oração
Senhor, hoje me sinto fraco e preciso de ajuda para vencer a escravidão emocional
me tronei uma pessoa solitária e abandonada, mesmos estando rodeado de pessoas.
Por favor Senhor me ajude a sair deste cativeiro, me mostre o caminho da liberdade e
me ensina a ser livre destes sentimentos de abandono. Não quero mais viver assim!
