Curitiba / Paraná
(41) 99569.5785
contato@capelaniabrasil.com.br

NÚCLEO DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Agende para sua igreja!

professor

ATENÇÃO PROFESSORES!

professor

NÚCLEO DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS uma proposta que vai transformar as escolas públicas do Brasil.

Infelizmente, a escola brasileira tem sido marcada por ocorrências cada vez mais frequentes de casos de conflitos e violência, vitimando professores, servidores e alunos. Este estado de insegurança é um dos principais fatores responsáveis pela baixa qualidade do ensino, pela perda de autoridade dos professores junto aos alunos e até por doenças crônicas em professores e gestores, especialmente depressão e transtornos diversos.

Em razão do desconhecimento de seus direitos e deveres, profissionais da educação e gestores de escolas ficam expostos a riscos e até mesmo tornam-se vítimas de violações de direito que ocorrem ou são trazidos ao ambiente escolar. A Constituição e as leis brasileiras contém diversas normas que fornecem respaldo jurídico para prevenir e lidar com estas situações de risco. Ao conhecer as leis que regem as atividades na escola, o professor vai ganhar segurança e instrumentos práticos para enfrentar as situações de violência, tornando-se capaz de agir com eficácia e rapidez, preservando a própria segurança e a dos envolvidos. Com o objetivo de enfrentar e contribuir para a mudança dessa conjuntura proponho a criação do Núcleo de Segurança nas Escolas-NUSEG na estrutura de cada Secretaria Municipal de Educação.

O NUSEG será um órgão composto por 1 a 3 profissionais da educação municipal, professores ou gestores da educação, que tenham sido bem preparados sobre as leis que regem educação, infância e família. Serão educadores com conhecimentos legais e estratégicos. O objetivo do NUSEG é servir de auxílio imediato às escolas em casos difíceis ou perigosos, e orientar os professores das escolas municipais de educação a lidarem com situações difíceis ou de grave risco envolvendo violências e abusos contra crianças e adolescentes. Com a capacitação recebida, os profissionais do NUSEG orientarão os gestores das escolas a como proceder dentro das prerrogativas legais da Escola e, quando necessário, encaminhar casos complexos ou emergenciais às autoridades competentes: conselho tutelar, polícias ou Ministério Público.

Em resumo, os professores e coordenadores pedagógicos das escolas vão encaminhar os casos difíceis ou perigosos para o NUSEG, e todos os encaminhamentos legais às autoridades serão realizados sob a supervisão deste órgão. Atualmente, por desconhecimento das leis, muitos casos importantes não são encaminhados ou o são tardiamente. Isto vai acabar.Além disto, o NUSEG ficará responsável pela formação continuada dos professores municipais sobre segurança na escola, podendo ministrar treinamentos, palestras ou aconselhamentos. O Secretário Municipal de Educação pode criar o NUSEG por ato administrativo interno, sobretudo porque não importará nenhum aumento de despesa, apenas reorganização administrativa em sua estrutura organizacional.Leve esta proposta para o Secretário de Educação de sua cidade.

Fonte: by Dr. Guilherme Schelb

https://www.facebook.com/guilhermeschelboficial?cft[0]=AZUWNzxij-NHZardWVxMBvH0cGsppjZMWIrGlN00uUfWRq5yez84WLvCAfV4xHmSB4lVOLyZ3mXloo1uc32tSUqAXJD1B8Azin6GErNoZS3HaHWnlkvKxg5yWp6KlpxAqsU&tn=-UC%2CP-R

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *